quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Rotinas Diárias da Casa

No post de ontem falei das alterações no esquema de limpezas cá de casa.

E falei na criação de dois planos que funcionam em conjunto: o Plano das Rotinas Diárias e o Plano das Limpezas Semanais.

Sem o Plano das Rotinas Diárias, o Plano das Limpezas Semanais fica completamente comprometido e deixa de funcionar num instante.

Este primeiro plano tem sobretudo que ver com a organização da casa.

Porque uma coisa é a organização/arrumação de uma casa e a outra a sua  limpeza. São águas separadas. Ponto final.

Uma casa pode estar limpa, mas se estiver desorganizada, desarrumada parece estar suja. O trabalho de limpeza foi completamente inglório.

Já o inverso cria-nos a ilusão que a casa está limpa ou no limite pouco suja.

Para que se perca pouco tempo em limpezas, não se pode perder tempo em arrumações. Quando uma casa está suja e desarrumada, um simples T2 parece virar um T10.

Assim o esquema de Rotinas Diárias que arranjei serve para ter a casa arrumada, organizada sempre. Só assim se cria e mantém o conforto e a harmonia da casa, sem quebras nas boas energias.



Apontei 18 tarefas diárias. 

Muitas delas já fazemos automaticamente sem pensar. Outras fazemos mas ainda falhamos, ou porque nos esquecemos, ou porque impera a preguiça... Poucas são novas. 

Mas agora, com todas elas discriminadas em papel, passam a ser objetivos a cumprir. As palavras escritas ganham outro peso. Cria-se um compromisso maior de nós para com elas. Daí que tenha também escolhido a porta do frigorífico, local bem visível a todas as horas do dia, para ficarem, pelo menos enquanto não tiverem entrado em piloto automático e ganhado raízes na nossa vida. A ideia é que a qualquer momento tropecemos nelas e nos chamem à razão, se preciso for.

Como já disse anteriormente, existe a responsabilidade e o compromisso de cada um cá em casa fazê-las funcionar. Só assim se poupa tempo na hora das limpezas. 

Existem 4 tarefas a fazer de manhã.

10 a fazer ao longo do dia, em qualquer altura.

E 4 a fazer à noite.

As 18 tarefas que fazem parte integrante da rotina diária cá em casa são:

Manhã

1) O último a levantar põe o quarto e a cama a arejar; é fundamental fazer circular ar novo, nem que seja por minutos e pelas frechas do estore, e deixar a cama arrefecer antes de se fazer. Isto vale para o verão e inverno.

2) Antes da preparação do pequeno-almoço, arruma-se a loiça da máquina e/ou do escorredor; liberta-se a máquina para receber a loiça suja do pequeno-almoço e o escorredor fica limpo e disponível para a nova loiça do dia.

3) Fazer a cama a seguir ao pequeno-almoço ou antes de sair de casa; entrar numa casa, num quarto, com camas desfeitas, ainda que limpo, continua a dar-me a sensação de desmazelo, de caos, de desarrumação.

4) Libertar o quarto de coisas fora do sítio; aqui é sobretudo arrumar roupas e colocar no cesto da roupa suja aquelas que são para lavar.

Qualquer hora do dia

1)    Manter os lavatórios dos w.c.’s apresentáveis; basta passar a mão molhada sobre a superfície para o limpar de cabelos, pêlos, restícios de pasta de dentes, etc... um gesto simples que mantém os lavatórios minimamente decentes até nova limpeza semanal.

2) Depois do banho, pôr o tapete antiderrapente a escorrer, sacudir e pôr a secar a saída de banho sobre a lateral da banheira; o primeiro gesto mantém a banheira limpa e evita a criação de bolores no tapete; 

3) Aplicar a regra do sítio certo para cada coisa; esta regra é de ouro para que a organização numa casa aconteça e funcione. É importante que se arranje um sítio onde cada coisa fique e onde facilmente se saiba onde está.

4) Limpar o que se suja, deitar fora o lixo que se faz; não há nada de mais chato e penalizador do que nos vermos na obrigação de limpar não só o que sujamos como ainda ter de limpar o que outros sujam e podiam facilmente ter limpado. Se todos colaborarem nada custa.

5) Substituir o que termina; se eu acabo com uma coisa, eu substituo. Nada de deixar heranças desta natureza para o outro. Esta regra serve para quase tudo... rolo de papel higiénico, gel duche, sabonete, etc... 

6) Apontar baixas de produtos/artigos sempre que vão terminando; obviamente que falo daqueles produtos que é preciso repor em stock. Se se fizer este trabalho evita-se rutura de stocks e perde-se muito menos tempo a fazer a lista no dia da ida ao supermercado. Eu tenho dois pequenos quadros de lousa na cozinha e é lá que vou apontando. Dão-me imenso jeito.

7) Cuidar das plantas; regá-las quando precisam, mimá-las ou simplesmente ver como estão as nossas pequeninas.

8) Verificar e deitar fora o lixo orgânico e de reciclagem sempre que é necessário; cá em casa sempre fizemos a separação do lixo. Cada um no caixote certo. Não é preciso andar todos os dias a deitar lixo nos contentores, mas convém verificar o nível e o tipo de lixo para se evitar cheiros indesejáveis em casa.

9) Dedicar 15 minutos diários a um lugar que se queira organizar, destralhar, fazer uma limpeza extra, etc...; há sempre uma gaveta que precisa de ser organizada, papéis organizados e arquivados, pagamentos a fazer, o interior de um armário que precisa de uma volta. Até se pode usar um temporizador para controlar o tempo e depois é tentar fazer o melhor que se conseguir durante esse e só esse tempo.

10) Roupa para lavar é colocada no cesto da roupa suja; não vale andar a semear roupa suja em cabides, atrás das portas, em gavetas, etc. O lugar da roupa suja é no respetivo cesto.

Noite

1) Enquanto se prepara o jantar, a loiça suja vai sendo colocada na máquina ou lavada; regra geral sou eu que cozinho cá em casa e detesto ver a bancada ou o lava-loiças cheio de loiça suja. A cozinha vira logo um caos e começo a ficar desorientada. Custa muito menos ir lavando ou colocando na máquina a loiça suja, enquanto se cozinha, do que amontar depois panelas, travessas, pratos, copos, e tudo o que sobrou antes e depois do jantar.

2) Depois do jantar, deixar o lava loiças, a bancada e o fogão limpos; como sou eu quem normalmente cozinha, é o P. quem toma conta desta tarefa, ainda que algumas vezes eu dê uma ajudinha. É ou não é tão mais agradável entrar de manhã numa cozinha limpa e asseada, prontinha para começar o dia com boas energias?

3)  Antes de deitar, arrumar a sala (dobrar mantas, ajeitar sofá e almofadas, arrumar comandos, livros e revistas...; o que vale para a cozinha, vale para a sala. Entrar no dia seguinte na sala e tê-la de pantanas não é coisa boa. Ai não é não!

4) 2 minutos para arrumar coisas fora do sítio; bastam 2 minutos para arrumar algumas coisinhas fora do lugar e vamos para a cama com a certeza que o resto da casa está como nós queremos e gostamos.

Estas tarefas são feitas pelos dois e ajudam muito, muito mesmo a que tudo funcione bem cá em casa. Foram pensadas com cuidado. Não podiam pecar nem pelo excesso, nem pela falta e tinham que se adaptar à nossa casa, à nossa vida e à nossa capacidade de lhes conseguir responder positivamente :)

Mas claro que estou sempre aberta a sugestões que me queiram deixar. Afinal aprendo sempre tanto convosco!

Amanhã partilho o meu Plano das Limpezas Semanais.

Beijinhos

18 comentários:

  1. Olá Luarte.

    Um esquema de rotina é uma preciosa ajuda para mantermos a casa impecável á primeira vista, e face a uma visita inesperada. É quase como aquela história dos 10 anõezinhos da Tia Verde Água :)

    Eu tenho as minhas rotinas e métodos, e noto que quando falho ou me esqueço, fico mal comigo mesma. Sinto-me «desarrumada» por dentro.

    Boa sorte e tudo de bom para ti nesta nova fase da tua vida. Encara-a como uma possibilidade de descobrires coisas novas. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Carla :)
      Sim é verdade que o esquena das Rotinas Diárias é milagroso. Ajuda-nos imenso sem quase darmos por isso.
      Obrigada pela força.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Luarte dicas simples e que facilitam tanto, mas tanto a organização duma casa. Qd se tem 2 filhos pequeninos, estas dicas seguidas à risca ajudam e muito. Eu por acaso sigo-as a todas. É engraçado que nunca tinha feito esta lista nem lido em lado nenhum, mas faço exactamente como descreves em cada passo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria João :)
      Eu não tenho filhos, mas tenho a ideia que um esquema de rotinas diárias é fundamental/obrigatório para quem os tem e quer ter uma casa e uma vida em ordem.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Muito útil, tenho de fazer um plano desses!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Moa
      Desde que traduzi em papel as tarefas, o Plano das Rotinas Diárias tem feito milagres cá em casa.
      Procura definir aquelas que se adequam à tua casa e à tua vida e vais ver a diferença :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá,

    Gosto tanto de rotinas domésticas :-)

    Gostei muito do post.

    Bjinhos

    Mónica - A Dona de Casa Perfeita
    www.organizaracasa.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mónica :)
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá luarte, eu tenho um método muito parecido com o teu.Tenho um plano semanal feito de forma a ficar com o fim de semana livre :) Inspirei-me na Goreti ( blog mundo meu)!

    Vou ficar à espera do teu plano de limpezas semanais então :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ce. :)
      O que é preciso é cada um ter um método parecido ou diferente. O importante é que sirva na sua vida e na sua casa :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Belas dicas a seguir!
    Bjinhos
    Marlene

    ResponderEliminar
  7. Parecem-me tarefas fáceis de se ir fazendo no dia-a-dia! Estou curiosa para as semanais! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sini :)
      Quando projetei o Plano tomei sobretudo em conta essa questão. O Plano não podia ser exagerado no número de tarefas, deveria fazer sentido e contemplar tarefas facilmente exequíveis no dia a dia.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá Luarte.

    Adorei estes dois posts sobre planos de limpeza. Faço praticamente tudo como dizes e, sinceramente, tem sido o que me dado alguma sanidade mental. A casa é muito grande e para a ter limpa de forma minimamente decente e não prejudicar os fins-de-semana (que por aqui são sagrados), tive mesmo de me organizar da mesma forma que tu. Há muita coisa que já me foi passada pela minha mãe mas há outras que, por ver que com ela não resultava, pensei por mim própria e ajustei. Um exemplo disso é lavar e arrumar loiça enquanto cozinho. Muito mais fácil no fim em que basta apenas meter a loiça suja da refeição na máquina ou, se for pouca, lavar (tarefa do marido, igualmente).

    Só há duas coisas que por aqui são complicadas, lavar vidros (céus, como detesto e protelo esta tarefa!!!) e arrumar a sala antes de deitar. Já vamos para a cama com um olho aberto e outro fechado, por isso, arrumar a sala antes de deitar raramente acontece. Mas não quer dizer que não queira perder este péssimo hábito porque, como dizes, acordar para uma casa limpa e arrumada dá logo outra energia para começar o dia.

    Para terminar, que isto já vai longo, a tua regra de ouro é a mesma cá de casa. É que organizar é diferente de arrumar e a diferença está nessa pequenina regra, haver um sítio próprio para cada coisa.

    Bjs e obrigada pela partilha. Ajudas-me sempre a melhorar a minha vida.
    Anabela

    ResponderEliminar
  9. Olá, Anabela :)
    Ao ler-te parecia que estava a ler quase a história da minha vida :P
    É natural que as raparigas tenham como referência as suas mães e também eu ao ver que muitas coisas não resultam na casa dos meus pais, tento fazer diferente, sempre com o sentido de encontrar uma melhor solução. Mas também existem outras que continuam a ser uma referência para mim e agradeço o facto de as ter aprendido na casa dos meus pais. É que este género de sabedoria não vem nos livros.

    Céus, eu também detesto lavar vidros! Agora que vai chegar o inverno e os dias de chuva nem sequer vou matar muito a cabeça com esse assunto. A referência da limpeza quinzenal é mesmo uma referência que não vai ser obrigatória de certeza absoluta. Mas tenho também consciência que uma limpeza regular implica menos tempo de volta dos vidros e que estes se limpam mais facilmente do que se estiverem carregados de pó e terra.
    A tarefa de arrumar a sala antes de deitar está a ser muito trabalhadinha cá em casa. O P. tenta sempre esquivar-se de arrumar o lado dele no sofá, mas aquilo não leva mais que uns segundos. Tenho feito de polícia até! :P É uma questão de disciplina e depois da coisa bem entranhada já nem há a desculpa do olho aberto e do fechado, porque se até de olhos fechados lavo os dentes, porque não hei de arrumar em segundos a sala? :P
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Visto isto td aposto que és do signo Virgem... é que temos a "tara" das arrumações e vemos coisas para fazer e arrumar onde os "visitas" de lá de casa nunca vêm!!!!
    Fiquei fã nº1 deste blog :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, caro(a) anónimo(a)
      Por acaso não sou Virgem, mas Peixes, com ascendente em Balança. Não me considero paranóica das arrumações, mas preciso muito de regras para me equilibrar interiormente e isso passa muito por ter as coisas controladas no espaço que habito. A balança puxa-me a isso, já que o signo tende para forças contrárias.
      Obrigada por gostares deste espaço.
      Volta sempre :)
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)