quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Plano Semanal de Limpezas

Depois de ter partilhado o Plano das Rotinas Diárias cá de casa, chega a vez do Plano das Limpezas Semanais.

Este plano implica fazer um pouco todos os dias e fazer bem, gastando pouco tempo. Tal só é possível se o Plano das Rotinas Diárias da Casa funcionar em pleno. Porque ele não mantém apenas a casa arrumada e organizada. Ele faz mais que isso; ele faz perdurar a limpeza. Para as(os) mais céticas(os), acreditem que é verdade.

Inspirada no que fui lendo, estabeleci 30 minutos diários como tempo limite de segunda a quinta-feira. E já testei várias vezes com a minha maçã temporizadora, não fosse este número de minutos ficar muito aquém ou além do necessário.

E sim, continua a dar-me muita satisfação todo o santo dia colocar a maçã a funcionar. Dá gosto chegar ao fim e sentir o dever cumprido, sem minutos a mais :)

Para quem ainda não testou, parece que neste curto espaço de tempo não se faz nada. Eu também tinha essa ideia. Mas realmente consegue-se fazer muita coisa e bem. Digo bem, porque para mim não serve o conceito de num dia se fazer  limpezas rápidas à casa e depois num outro limpezas mais profundas. Não, cá em casa esse método não serve.

À sexta-feira acrescento mais meia hora. Como é véspera de fim de semana, as tarefas até se fazem com outro alento, porque a seguir é para descansar.

Sábado de manhã estipulei 40 minutos para passar a ferro toda a roupa de casa.

Então o plano cá de casa é o seguinte:

Plano Semanal de Limpezas

imagem retirada da net

Segunda-Feira

1) Limpeza dos w.c.'s; tenho 2 e a limpeza contempla quase tudo: louças, desinfeção das sanitas, espelhos, banheira, poliban, armários, dar brilho às torneiras, portas e maçanetas.

30 minutos chega muito bem.

Terça-Feira

1) Limpeza do pó; a limpeza do pó é feita no quarto, escritório, sala, hall e corredor. Tenho um terceiro quarto onde passo a ferro, mas esse não conta porque está vazio de móveis. As portas e maçanetas estão incluídas.

2) Pôr a roupa de vestir a lavar e estender; claro que o tempo de lavagem não conta porque é a máquina que a faz. Contabilizo apenas o tempo de preparar a máquina e estender.

20 minutos para o pó e 10 para o resto dá perfeitamente cá em casa. A prova dos 9 faz-se mais uma vez cronometrando o tempo e sem andar em correrias.

Quarta-Feira

1) Aspirar; esta tarefa é feita em todo o chão da casa e ainda passo a swiffer nas zonas mais inacessíveis. Aspiro rodapés, cadeiras e sofás. Só as três varandas ficam excluídas porque são todas exteriores.

2)  Apanhar, dobrar e guardar a roupa; se a roupa da corda secar no próprio dia esta tarefa é feita nesse dia, senão é feita neste. 

Mais uma vez 20 minutos para aspirar e 10 para o resto.

Quinta-Feira

1) Limpar a cozinha; aqui praticamente é limpar as portas dos armários, a torradeira, lavar o escorredor, dar um jeito ao microondas, frigorífico e máquina do café. Não há muito a fazer porque a cozinha é sempre mantida ao longo da semana. Um jeitinho à porta, à maçaneta  e está feito.

2) Lavar o chão; 

Mais uma vez 20 minutos para a limpeza da cozinha e 10 para a lavagem do chão.

Sexta-Feira

1) Fazer a cama de lavado;

2) Pôr a roupa da casa a lavar (aqui normalmente entram os atoalhados, lençóis, panos da cozinha, etc.) e estender;

3) Varrer e lavar as varandas ou limpar os vidros (tarefas quinzenais e intercaladas)

Estabeleço 60 minutos neste dia, porque cá em casa tenho 3 varandas e 2 delas são bastante compridas, além de que estão cheias de vasos. Quando é o dia da limpeza dos vidros, não tenho janelas tenho 5 portadas. Portanto há muito vidro por limpar.

Sábado

1) Apanhar, dobrar e guardar a roupa; refiro-me à roupa da casa que foi lavada no dia anterior.

2) Engomar; nesta tarefa apenas está incluída a roupa que sai à rua, panos da loiça e toalhas de mesa.

Como eu sou muito mais matutina que o P., aproveito o facto de me levantar mais cedo e despacho logo esta tarefa. Quando ele se levanta é só tomar o pequeno-almoço e começar a gozar o fim de semana em pleno :)

As grandes vantagens que encontro neste método:

- ter sempre a casa limpa e organizada. Ela vai-se limpando de forma equilibrada. Por isso nunca nenhuma divisão chega a estar suja;

- a limpeza perdura por muito mais tempo do que ter um dia específico em que se faz tudo de uma vez.

- gasto pouco tempo por dia e praticamente não repito tarefas;

- em cerca de 3 horas e 40 minutos semanais são feitas muito mais coisas do que antes;

- sozinha gasto menos tempo com a casa do que quando fazia as tarefas repartidas com o P. num único dia.

- as limpezas deixaram de ser um papão, porque se vao fazendo;

- não fico estafada e mal humorada;

- tenho sempre a casa em condições para receber visitas, esperadas ou inesperadas. 

- liberto o fim de semana e aproveito-o muito melhor com o P.

Mais uma vez digo que estes tempos só são possíveis porque existe o Plano das Rotinas. Aliado a este,  utilizo ainda algumas estratégias que há muito me ajudam a simplificar a vida nesta demanda das limpezas e da organização do lar :)

Mas disso falarei num próximo post.

Beijinhos

27 comentários:

  1. Bom dia Luarte. Ando a pensar fazer um plano assim, mas como trabalho e tenho 2 filhos pequenos, a coisa complica. Normalmente desde que chego a casa, entre fazer jantar, jantar e dar banhos, ver tpc's e deitá-los só acabo tudo às 21h30. E a essa hora não tenho muita vontade de fazer limpezas ou arrumações. Faço tudo ao fim-de-semana!!! Mas vou ter que me organizar para o fazer e ter mais tempo livre. Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Raquelita
      É certo que neste momento não estou a trabalhar, mas quando pensei neste plano pensei-o tendo em conta a sua aplicação futura. Não conto ficar muito tempo desempregada e fazendo o exercício de um regresso ao passado, sei que este plano é perfeitamente fazível com uma vida de trabalho. Mas obviamente que sei que há pessoas com vidas muito mais complicadas em termos de horários e que este método pode não lhes servir minimamente. Mas deixo-te com algumas questões para pensares, se quiseres... Não há maneira de encurtar o tempo que gastas na preparação do jantar? Ou enquanto fazes o jantar não consegues orientar o tempo para ir fazendo outras coisas? E acordar mais cedo meia hora, está fora de questão? Ou em vez de terminar às 21.30, acabar às 22h? Meia hora a mais durante a semana pode fazer muita diferença na qualidade do fim de semana que vais ter com os teus. Pensa nisso...
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que bela rotina, mas não sei se na minha casa daria.
    30 minutos é o tempo que dispenso ao meu tesouro mais velho para o ajudar nos trabalhos de casa.

    Talvez tente...

    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  3. Olá, Maria João :)
    Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O tempo que passamos com os nossos filhos é precioso e não devemos abrir mão dele. Quem é mãe e pai terá o desafio de fazer uma ginástica maior. Aqui a questão é tentar conciliar da melhor maneira o tempo que se tem e ganhá-lo também em qualidade. Porque o pouco tempo que não se gastar durante a semana com a lida da casa, vamos gastá-lo ao fim de semana, tempo que poderia ser útil para atividades diferentes e muito mais aprazíveis em família. Claro que tudo isto não se coloca se não nos importarmos nada como está ou deixa de estar a casa e a organização desta ou se tivermos empregada :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Estou fã!
    Já costumo arrumar/limpar a banca e fogão e carregar máquinas (tenho duas filhotas com 5 anos) à noite, mal acabamos de jantar (deixo as máquinas programadas para começarem a trabalhar depois da meia noite - tenho bi-horário) mas o resto da casa costumava ir aos fins de semana ou à 6ª feira ou quando calhava! Assim, cada divisão tem o seu timing de limpeza e arrumação e isso parece-me muito eficaz. Tenho um t2, pelo que, os tempos marcados para cada divisão também me parecem adequados.
    Gosto de ter a casa limpa e não me importo muito em fazer arrumações e limpezas mas, com este método, ganha-se tempo precioso.
    Obrigada pela partilha tão bem explicada (já tinha espreitado o fly lady mas ainda não tinha arriscado seguir tudo comme il faut)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, t2para4 :)
      Eu que agora já posso dizer que tenho experiência dos 2 métodos (limpar tudo num dia e ir limpando ao longo da semana), só posso dizer que estou muito mais satisfeita com este último. As vantagens são enormes e visíveis, bem visíveis!
      Um beijinho para ti e para as tuas filhotas :)

      Eliminar
    2. Já me tinhas convencido com o plano diário do post mas agora estou mesmo rendida. Começo já amanhã! Preciso mesmo de ter tudo organizado e se despender o mínimo de tempo com isso, tanto melhor pois mais tempo terei para as minhas piolhas e fins de semana livres... :) obrigada!

      Eliminar
  5. Muito bom. Com tudo explicadinho parece tão fácil. No fundo não custa nada se tivermos um pouco de orientação e esse é que tem sido o meu problema. Tal como outras meninas que já aqui comentaram, trabalho e tenho filhos pequenos (dois)e também tenho as rotinas obrigatórias do fim do dia, mas ontem comecei a tentar aplicar as tuas rotinas diárias e já vi resultados. Agora é só começar a aplicar as rotinas semanais e penso que em breve já serei uma dona de casa feliz em relação às limpezas. Se calhar terei que adaptar alguma coisa à minha realidade, mas vou levar comigo esta lista e espero em breve dizer como correu.
    Bjos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cristina :)
      É mesmo verdade que as rotinas diárias são fundamentais para que a casa ande organizada. Um plano de limpezas deste género sem ter como apoio uma rotina diária não funciona de todo e facilmente uma pessoa perde a motivação para continuar.
      Cada um terá que pensar nas rotinas que fazem sentido na sua vida e na sua casa e a partir daí tentar fazer as coisas funcionarem à séria. Se tens filhos, é envolvê-los e responsabilizá-los também. Uma folhinha bem num sítio bem visível costuma dar resultado :P
      Teria muito gosto em que partilhasses os teus resultados daqui a alguns dias. Fico à espera :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá, Luarte!
    Tenho tentado fazer um programa parecido, em que cada dia está destinado a uma divisão. Mas a minha prioridade é sempre a cozinha e quando a acabo já estou cansada das pernas e no descanso perco a motivação de fazer o que quer que seja. Mas este post, e o anterior, fizeram-me repensar nos meus planos/rotinas e vou refazê-los (e desta vez imprimi-los!). Espero que agora funcione melhor.
    beijo e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Raquel :)
      Eu nem tentei experimentar o método de todos os dias uma divisão. Sabia que rapidamente iria desistir. Não me agrada a ideia de andar a repetir tarefas todos os dias, além de que uma divisão fica limpa e outras por limpar. Mas isto sou eu, mas pelos vistos as coisas contigo também não estão a resultar bem aplicando esse método :(
      Olha experimenta refazer o teu plano de limpezas e de rotinas e depois conta como correu :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Pois, por aqui não está a resultar nada bem. Mas já estive a repensar no assunto e segui a sua dica dos dois tipos de rotinas. Fiz listas novas e imprimi (e ficaram tão giras que até dá pena passar um item à frente!).
      Hoje já notei resultados positivos! Apenas um ou dois itens não foram feitos (os que incluíam o marido, porque ele ainda não se apercebeu que há rotinas novas :P).
      No entanto, só na próxima semana é que posso ter uma noção correcta, que isto de começar planos novos no final da semana pouco se nota. ;)
      beijo *

      Eliminar
    3. Raquel, a ideia de passar para o papel as tarefas é muito boa porque nos obriga a cumprir. E se estão giras, ainda mais razões há para não desistir :)
      Os maridos são sempre muito menos determinados e disciplinados nestas coisas do que nós, estás-lhes no sangue. Mas eu trato logo de ser chata com o meu quando há coisas em que ele falha. Ele sabe que é muita mais simples cumprir o Plano das tarefas Diárias, do que depois se ver obrigado a fazer Limpezas. Portanto, é uma questão de escolha da sua parte e de justiça. As mulheres têm de usar de muita psicologia feminina para saber levar as coisas ao seu jeito.
      Não vale a pena implementar coisas novas ao fim de semana. Aconselho-te mesmo a iniciar na 2ªF. Fico mesmo a torcer para que tudo corra bem :)
      Beijinhos

      Eliminar
    4. Aqui não é falta de determinação do marido, é mesmo preguiça! Infelizmente para mim, a educação que os pais lhe deram não foi nesse sentido, tudo lhe foi muito facilitado. Mas já começou a ajudar e a querer aprender a fazer as coisas, até porque o nosso desejo é ensinar estas coisas ao nosso filho que vai nascer, não só para nos ir ajudando, mas principalmente para ele saber orientar-se e fazer as coisas quando for viver sozinho. E não há melhor maneira de ensinar, que dando o exemplo!
      Sim, a rotina diária parece que já se vai integrando nos hábitos, agora é ver como corre a semanal, mas acredito que agora vai correr bem!
      Beijinho *

      Eliminar
    5. Olá Luarte! Vinha agradecer as suas listas, pois baseei-me nelas e o resultado tem sido muito mais agradável. Ao longo destes meses fiz muitas alterações (também houve muitas alterações na vida que assim o exigiram), mas finalmente consegui encontrar as rotinas que se adequam à vida lá de casa. Mas não imprimi, fiz as listas no Astrid, pois o telemóvel anda sempre comigo, e assim tenho sempre alertas. :)
      Mais uma vez, obrigada pela partilha!

      Eliminar
    6. Olá, BellaLilith :)
      Muito obrigada por vires aqui partilhar a experiência que tens tido com o Plano semanal das limpezas. Fico feliz por ter sido útil e por ter contribuido de alguma forma para melhorar o teu dia a dia :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Luarte,
    Este plano de limpeza agradou-me bastante.
    Acho que lentamente vou tentar implementá-lo cá em casa (se for todo de uma vez vou desistir).
    Desta maneira as grandes vantages que apontas estão certissimas.
    Obrigada pela partilha.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa C. :)
      Depois conta se as coisas funcionam melhor ou não. Fico à espera ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Luarte,
    O Plano de rotinas Diárias também já é implementado, mas agora vai sê-lo com mais rigor...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pela explicacao tao detalhada... ate parece que fica tudo mais simplficado. Eu tenho um menino pequenito e so consigo fazer alguma coisa depois de o deitar, ou seja, depois das 22h. Mas confesso que ja nao tenho forcas pra muito e tambem nao posso fazer barubarulho :-\
    Adorava planear assim as coisas, mas nao consigo.... mas vou fazer por alterar as coisas aos poucos, talvez alivie o eu pensamento constante das tarefas da casa.
    Bjinhos
    Marlene

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Marlene :)
      Sim, faz isso. Tenta a pouco e pouco implementar algumas mudanças nas rotinas. Tenho a certeza que tudo o que venha para nos ajudar surtirá bons efeitos :)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá gostei muito deste plano de limpeza, por ñorma costumo fazer a limpeza num so dia, mas estou a pensar alterar. algumas rotinas já se praticam ca em casa mas há dias que o cansanço é maior e a vontade não é nenhuma.
    Bjos
    JR

    http://asdicaseaeconomia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, J.R. :)
      Sim, é verdade que por vezes o cansaço vence-nos. Mas se for pontualmente, também não há mal que venha ao mundo. O importante é mantermos uma certa disciplina e acreditarmos que vale a pena o esforço. Só assim conseguimos prevalecer a vontade sobre tudo o resto.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Olá Luarte! Gostei deste plano de limpeza; por norma costumo fazer a maioria das limpezas num único dia, que nem sempre é certo uma vez que trabalho por turnos. Dividir o trabalho pelos vários dias da semana parece-me uma boa alternativa.

    Obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mundo em Vida :)
      Eu também costumava fazer tudo num único dia, mas tenho visto muito mais vantagens repartindo tarefas durante a semana.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Acho que vou utilizar este plano de limpeza e aplicar cá em casa, apenas, com algumas adaptações (aspirar e lavar o chão tem de ser no mesmo dia, por causa dos pêlos dos gatos).

    Estou farta da minha preguiça e falta de plano; estou farta de fazer tudo no mesmo dia e levar horas...

    ResponderEliminar
  13. 30 minutos por dia?!?
    Ou a sua casa é muito pequena ou eu sou muito lenta :-D

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)